Diabetes
Diabetes é uma doença caracterizada pela deficiência parcial ou completa da produção de insulina, ou pela dificuldade de sua ação. A insulina é o hormônio responsável por promover a entrada da glicose nas células do organismo. Com a deficiência desse hormônio, os pacientes apresentam altas taxas de glicose no sangue, o que pode acarretar em uma série de distúrbios como alterações renais, neurológicas, visuais, vasculares além de aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral (“derrame”). Existem vários tipos de diabetes, sendo os mais comuns o diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.
O diabetes tipo 1 se caracteriza pela deficiência completa na produção de insulina. Seu surgimento é mais comum na infância, mas também pode ocorrer em adultos jovens.
O diabetes tipo 2 é o tipo mais frequente e se caracteriza por uma deficiência parcial de insulina e, sobretudo, por resistência a ação deste hormônio. Tem inicio na idade adulta e está muito relacionada a obesidade. Os principais sintomas desta patologia são sede e fome excessivas, aumento na diurese (produção de urina), perda de peso, cansaço, dores nas pernas e alterações visuais que podem ser de início súbito no diabetes tipo 1, ou de início mais insidioso no diabetes tipo2.
O diabetes gestacional é diagnosticado quando ocorre elevação da glicemia durante a gestação e pode ou não persistir após o parto. Necessita de acompanhamento rigoroso pois, quando não tratado adequadamente, pode cursar com complicações maternas e fetais.